Boa tarde pessoal!

Espero que o post passado tenha trazido novos conhecimentos a todos vocês leitores! Vamos dar continuidade hoje ao nosso estudo falando um pouco sobre as origens desta festa no nosso país o Brasil.

Referências Bíblicas

• Texto Principal – Gl 5.16-23:
16. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
23. Contra estas coisas não há lei.
• Texto – Rm 8.13:
13.  Porque, se viverdes segundo a carne, morreireis; mas, se pelo Espiríto mortificardes as obras do corpo, vivereis
• Texto – Nm 14.18:
18. O Senhor é longânimo e grande em beneficência, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos, até à terceira e quarta geração.
• Texto – Pv 14.9; 15.3; Mt 16.19; 26.41; At 12; Rm 8.8; Gl 5.19-21; Ef 6.18; Cl 3.17; I Ts 5.16; Ap 3.7

Origens do Carnaval no Brasil

O Brasil é conhecido como o país do carnaval e teve seu primeiro baile carnavalesco em 22 de janeiro de 1841, na cidade do Rio, no Hotel Itália, realizado por iniciativa dos proprietários do hotel, italianos empolgados com os bailes de máscaras europeus. Em 1834, os bailes de máscaras era acentuado no Brasil devido a influência francesa.
A origem do Carnaval brasileiro é totalmente européia, herança dos entrudos portugueses e das mascaradas italianas, somente no século XX foram acrescentados os elementos africanos, trazendo a originalidade desta festa.
Nesta época o carnaval era bem diferente do que víamos, era conhecido como entrudo – uma festa violenta onde as pessoas guerreavam nas ruas atirando umas nas outras água, através de bisnagas, farinha, vários tipos de pó, cal, limões e laranjas podres, até urina. Quanto mais socializada se tornava esta “festa” menos violenta ela se tornava – a água, a farinha e os limões podres foram trocados por água perfumada, vinagre e groselha até chegar nos dias de hoje com o confete, a serpentina e o lança-perfume.

O Carnaval no Brasil é tido como paixão nacional. Eu não tomo posse desta herança pois minha paixão é Jesus e esta deveria ser a paixão nacional… 😐
Vamos nos unir em oração, buscando e criando cobertura espiritual para os nossos discípulos e discípulas, líderes, familiares e amigos pedindo a Deus que os encha com Seu amor e Seu discernimento para que não participem destas festas e a perversão espiritual por trás delas.

VAMOS LÁ!
Um grande abraço e paz, Caio Brasil.